Boletim CRESS-PE | Edição nº 591

03/02/2023 às 09h39

2023 e o desafio da reconstrução

Ano novo requer revisitação do passado, o traçado de novas rotas e organização para enfrentar os desafios da caminhada. Para as/os assistentes sociais brasileiras/os, 2023 é ano de eleições na sua entidade de classe para o triênio 2023-2026 e, portanto, é importante garantir a participação ativa da categoria no processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS . Trata-se de um momento de formação de chapas, de estabelecimento de prioridades e de construção de novos horizontes, após um longo período de pandemia que dificultou a execução de muitas frentes de ação previstas pelas gestões que agora finalizam seus mandatos.

2023 também é um ano de retomada do debate, das proposições, de reconstrução e criação de políticas sociais, após quatro anos de desmonte da pauta social pelo governo federal. Em um país de dimensões continentais, onde persiste um forte ideário colonial, erigido e reforçado pelas desigualdades estruturais de classe, raça e gênero, o desafio é gigante. Requer debate, escrutínio das contradições e participação ativa da sociedade civil, assim como vontade política do novo governo e das demais instâncias que integram o Estado Brasileiro.

"2023 é ano, portanto, de desafios, mas também de esperança (e de esperançar!). Não nos esquecemos que o solo fértil do cotidiano continua possibilitando a construção de estratégias coletivas de defesa do projeto ético político de nossa profissão, de resistência e enfrentamento à ofensiva conservadora que tenta assolar o Serviço Social brasileiro. É importante fortalecermos os sujeitos coletivos que reafirmam o compromisso e a direção da profissão como o Conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO,  coadunados às necessidades da classe trabalhadora contra os retrocessos e em prol de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Sigamos juntas, juntos e juntes nesta caminhada!", afirma André França, presidente do CRESS-PE.

Desejamos a vocês, boa leitura deste primeiro boletim do ano!

Fique por dentro do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS 2023-2026

As próximas eleições para as gestões 2023-2026 do Conjunto CFESS-CRESS ocorrerão entre 14 e 16 de março de 2023, por meio do voto on-line. E o primeiro grande passo para esse momento democrático se deu com a formação de chapas que têm interesse de estar na direção das entidades no próximo triênio, contribuindo para a defesa do Serviço Social brasileiro. Em Pernambuco, estas eleições contarão com uma chapa única que já teve sua inscrição homologada. Você pode acompanhar cada momento deste pleito no site do CRESS-PE. Confira, clicando aqui!

Anuidade 2023: saiba como acessar o boleto pelo site de serviços do
CRESS-PE

Os boletos da anuidade 2023 já estão disponíveis para pagamento e começaram a ser enviados para os e-mails das/os assistentes sociais com registro ativo. Fiquem atentas/os a caixa principal de mensagens e também a pasta de spam. As/os profissionais também podem baixar seus boletos no site de serviços do CRESS-PE. É simples e rápido! Construímos um passo a passo que pode colaborar neste acesso e em caso de dúvida, envie um e-mail para anuidade2023@cresspe.org.br
Saiba mais, clicando aqui.

Atualiza aí, assistente social!

Banner com fundo cinza. No centro, o texto "Atualiza aí, assistente social".

Visando fortalecer a comunicação com cada profissional, assim como para que a categoria possa exercer o direito ao voto on-line, durante as eleições para os Conselhos neste ano, disponibilizamos o link da campanha de atualização de dados cadastrais, "Atualiza aí, assistente social". A iniciativa é nacional e está no ar desde o ano passado. Não perca tempo: acesse o link e participe você também!

É simples e rápido!

Regulamentação das profissões em pauta

Card com fundo verde. No centro o texto "Defender a regulamentação das profissões é defender os direitos da sociedade. Saiba mais sobre esse assunto". Na parte inferior, desenhos de pessoas de diversas identidades raciais e de gênero e a logomarca do CRESS-PE.

Não é de hoje que projetos de lei que visam desregulamentar profissões surgem nas pautas legislativas e no debate público. Obviamente, em um cenário de avanço das políticas neoliberais e de ataques a democracia, isso ganha um peso ainda maior. O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, entidade que reúne conselhos das principais profissões no país, entre as quais Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, tem acompanhado de perto as movimentações desses parlamentares e atuado de forma conjunta para barrar qualquer tipo de retrocesso. Conversamos com Evelyne Medeiros, assistente social e 1ª Secretária do CRESS-PE, e Priscilla Viégas, terapeuta ocupacional e conselheira suplente do CREFITO-1, sobre o pano de fundo desses projetos, a articulação das categorias e a importância da regulamentação dessas profissões não só para as/os profissionais como para toda a sociedade. Confira a matéria completa aqui.