Fale no WhatsApp Voltar ao Topo

Uma gestão resistente, democrática e inclusiva

29/12/2022 às 08h58

Por Mariana Hora

Há dois anos e sete meses gerindo o CRESS-PE, chegamos à fase final do triênio 2020-2023. Nesse período adverso, quando uma pandemia avassaladora nos pegou de surpresa e atravessou as várias crises do Brasil e do Mundo, resistimos mantendo a entidade em funcionamento, com competente trabalho das funcionárias, assessoras, estagiárias e prestadoras/es de serviços.

Reconhecemos que houve falhas e que a estrutura do nosso Conselho continua insuficiente para atender rápida e eficientemente todas as demandas da categoria em Pernambuco. No entanto, é primordial ressaltar a relevância do que conseguimos realizar nessa gestão, a partir do nosso firme posicionamento em defesa da democracia e do projeto profissional crítico, diante da forte ofensiva conservadora e reacionária que paira insistentemente na nossa categoria.

Em que pese as muitas limitações da necessidade de suspensão dos atendimentos e eventos presenciais por um longo período, as limitações administrativas-financeiras, a insuficiência de recursos estruturais, materiais e humanos, o afastamento ou desligamento de Conselheiras/os, realizamos importantes ações nesse período e seguiremos fazendo nos próximos meses, conforme divulgamos em nosso site e nas redes sociais institucionais, e, que condensamos neste jornal para reforçar a publicização transparente do funcionamento do CRESS-PE.

Somos atuantes em diversas áreas: saúde mental, educação, assistência social, sociojurídica, política urbana, política para mulheres, formação profissional, entre outras. E, estamos também ligadas/os a diferentes coletivos e movimentos sociais. São muitas linhas de ação e bandeiras de luta que defendemos, permeadas por muitas demandas complexas nas mais diversas expressões da questão social. na condições possíveis, deixamos contribuições por onde passamos, seja por atuação profissional remunerada, seja pela representação da entidade ou na militância, tudo acaba sempre se entrelaçando na construção cotidiana pela emancipação libertária da exploração e opressão.

Esta é uma gestão marcada, também, pelo compromisso em debater e dar visibilidade à pauta da acessibilidade para pessoas com deficiência e combate ao capacitismo. Essa temática ganhou uma forte relevância a partir da minha inclusão como Conselheira do CRESS-PE, sendo a primeira Surda a ocupar esse espaço em toda a história do Conjunto CFESS-CRESS. Revisitando o que foi feito,considerando toda a conjuntura e consciente de que ainda muito a fazer, sinto-me feliz e honrada de ter contribuído; agradecida pelo acolhimento, apoio e trabalho em equipe; e, desafiada a manter as mangas arregaçadas, dando voz ao que e quem se cala, correndo com a intenção de voar, para essa bandeira de luta empunhada como prioridade da categoria não apenas em nosso estado, mas por todo o Brasil. Para isso, conto com todes vocês, afinal a luta só dá resultado se for coletiva. Como nos disse Conceição Evaristo, em sua entrevista ao Roda Viva, “o importante não é ser o primeiro ou primeira, mas abrir caminhos”.

Encerramos 2022 chamando a categoria de nosso estado a renovar os compromissos democráticos, com a defesa da profissão e da entidade, na certeza de que “onde querem silêncio, somos resistência”. Sigamos esperançando.

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois