Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Seminário abordou o Serviço Social e o enfrentamento às situações de violência

04/06/2024 às 10h24

Na quarta-feira passada (29/05), o CRESS-PE participou do seminárioServiço Social e enfrentamento às situações de violência”, realizado pela Divisão de Serviço Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE). A atividade contou com uma solenidade de abertura, conduzida pela coordenadora da divisão, Karla Bandeira e, a fala do Conselho, representado pela vice-presidenta Maria de Fátima Falcão.

Na ocasião, foi apresentado o tema do Dia das/os Assistentes Sociais de 2024, o qual foi escolhido no Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS de 2023, em Brasília, com o título: “Nossa Liberdade é anticapacitista”. Também foram entregues ao público marcadores de página, adesivos, cartazes e o CFESS Manifesta, todos materiais da campanha deste ano.

O tema surge da importância de dialogar sobre o anticapacitismo na prática profissional de Assistente Social, nas relações com as/os usuárias/os e colegas de profissão, em consonância com o que prevê o Código de Ética Profissional e o Projeto Ético Político do Serviço Social.

O seminário ainda contou com a palestra de abertura, intitulada “Negligência Familiar: uma reflexão sobre a (des)proteção social”, ministrada pela Assistente Social e Coordenadora do NAISCI Dra. Sálvea Campelo seguida por três mesas:  A Violência contra a Pessoa Idosa, ministrada pela Promotora Dra. Luciana Dantas; A violência contra crianças e adolescentes, proferida pela Assistente Social da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes do TJPE, Alessandra Lima; e, A violência contra a mulher, mesa mediada pela Gerente Geral da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, Avani Santana.

A temática anticapacitista transversaliza todas as políticas públicas, assim como com as as mesas  deste seminário. Isso acontece, por exemplo, quando falamos de mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes vulnerabilizadas/os pela questão da violência e da negligência do Estado, reiterando que, muitas vezes, as ações de atendimento contêm caráter tutelar, assistencialista e/ou conservador, pois criam barreiras para a garantia de acessibilidade dos direitos que promovem a emancipação e o protagonismo social das/os usuárias/os”, afirmou Fátima Falcão, vice-presidenta do CRESS-PE.

Para saber mais - Atualmente o Conjunto CFESS-CRESS dispõe de documentos importantes disponíveis para leitura no site do CFESS, como: a Resolução CFESS n° 992, de 22 de março de 2022; a Resolução CFESS nº 1.063 de 2024 que trata do Glossário de LIBRAS; o Livro Anticapacitismo e o exercício profissional; e também existe o Comitê Anticapacitista do CRESS-PE, que realiza encontros sobre o tema. 

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois