


Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Serviços Online
Seminário abordou o Serviço Social e o enfrentamento às situações de violência
04/06/2024 às 10h24
Na quarta-feira passada (29/05), o CRESS-PE participou do seminário “Serviço Social e enfrentamento às situações de violência”, realizado pela Divisão de Serviço Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE). A atividade contou com uma solenidade de abertura, conduzida pela coordenadora da divisão, Karla Bandeira e, a fala do Conselho, representado pela vice-presidenta Maria de Fátima Falcão.
Na ocasião, foi apresentado o tema do Dia das/os Assistentes Sociais de 2024, o qual foi escolhido no Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS de 2023, em Brasília, com o título: “Nossa Liberdade é anticapacitista”. Também foram entregues ao público marcadores de página, adesivos, cartazes e o CFESS Manifesta, todos materiais da campanha deste ano.
O tema surge da importância de dialogar sobre o anticapacitismo na prática profissional de Assistente Social, nas relações com as/os usuárias/os e colegas de profissão, em consonância com o que prevê o Código de Ética Profissional e o Projeto Ético Político do Serviço Social.
O seminário ainda contou com a palestra de abertura, intitulada “Negligência Familiar: uma reflexão sobre a (des)proteção social”, ministrada pela Assistente Social e Coordenadora do NAISCI Dra. Sálvea Campelo seguida por três mesas: A Violência contra a Pessoa Idosa, ministrada pela Promotora Dra. Luciana Dantas; A violência contra crianças e adolescentes, proferida pela Assistente Social da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes do TJPE, Alessandra Lima; e, A violência contra a mulher, mesa mediada pela Gerente Geral da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, Avani Santana.
“A temática anticapacitista transversaliza todas as políticas públicas, assim como com as as mesas deste seminário. Isso acontece, por exemplo, quando falamos de mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes vulnerabilizadas/os pela questão da violência e da negligência do Estado, reiterando que, muitas vezes, as ações de atendimento contêm caráter tutelar, assistencialista e/ou conservador, pois criam barreiras para a garantia de acessibilidade dos direitos que promovem a emancipação e o protagonismo social das/os usuárias/os”, afirmou Fátima Falcão, vice-presidenta do CRESS-PE.
Para saber mais - Atualmente o Conjunto CFESS-CRESS dispõe de documentos importantes disponíveis para leitura no site do CFESS, como: a Resolução CFESS n° 992, de 22 de março de 2022; a Resolução CFESS nº 1.063 de 2024 que trata do Glossário de LIBRAS; o Livro Anticapacitismo e o exercício profissional; e também existe o Comitê Anticapacitista do CRESS-PE, que realiza encontros sobre o tema.