Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Posse da nova gestão do CRESS-PE e debate sobre a importância do Serviço Social

18/05/2023 às 16h31

A tarde de ontem (17) foi dedicada à comemoração pelo Dia da/o Assistente Social e à posse da nova gestão do CRESS-PE para o triênio 2023-2026. Mais de 100 pessoas participaram da atividade que teve como mote “Lutar sempre, resistir e concretizar sonhos. Serviço Social: uma profissão necessária”. O tema se baseia na campanha nacional do Conjunto CFESS-CRESS, reafirmando a importância do Serviço Social para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, trazendo também para o debate o sonho enquanto horizonte de futuro e meio de alimentar o esperançar.

O evento iniciou com a mesa de posse da nova gestão, eleita no pleito do Conjunto CFESS-CRESS, em março. As/os conselheiras/os titulares da gestão “Quem escolheu o caminho, não recusa a travessia” são: Rizete Costa (presidenta), Mariana Hora (vice-presidenta), Fátima Falcão (1ª secretária), Filipe Coelho (2º secretário), Delânio Santos (1º tesoureiro), Élida Nascimento (2ª tesoureira). 

As conselheiras integrantes do Conselho Fiscal são: Andressa Alves, Joelma Letícia Lima e Wanessa Pontes. 

As suplentes são: Amanda Brito, Vanessa Natalia, Rafaela Ribeiro, Evelly Araújo, Kéthully Silva, Kássia Barbosa, Vilma Aleixo, Carla Caminha e Luciene Santos.

“É com o sentimento de dever cumprido que as/os integrantes da gestão Onde queres silêncio, somos resistência se despedem da direção do CRESS-PE, mas, permanecem resistindo, sonhando e lutando por um outro projeto de sociedade, inspiradas/os nos compromissos ético-políticos de nossa categoria. E, é com muita alegria que desejamos todo o êxito e sucesso à gestão Quem escolheu o caminho, não recusa a travessia”, afirmou André França, conselheiro presidente da gestão 2020-2023. 

“O evento comemorativo ao dia da/o assistente social foi um momento muito rico e produtivo para nossa categoria uma vez que, nos reunimos para debater a importância da nossa profissão, como também realizar a posse da nossa gestão Quem escolheu o caminho, não recusa a travessia para o triênio 2023-2026. Tivemos uma participação expressiva de assistentes sociais, estudantes de serviço social e demais convidados." avaliou Rizete Costa, presidenta da Gestão 2023-2026. 

Serviço Social: uma profissão necessária

[caption id="attachment_5570" align="alignnone" width="300"]Fotografia das palestrantes Dacia Teles e Laura Caliento Laura Caliento e Dacia Teles na mesa “Lutar sempre, resistir e concretizar sonhos. Serviço Social: uma profissão necessária”[/caption]

O evento comemorativo ao Dia da/o Assistente Social contou com a palestra de Dácia Teles (assistente social da Petrobras, que integra a coordenação da Campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo, ex-conselheira do CFESS e ex-presidenta do CRESS-RJ). A mediação da mesa foi realizada por Laura Caliento, assistente social do IFPE e ex-vice-presidenta do CRESS-PE. 

Dácia iniciou sua fala agradecendo o convite e falando sobre a importância do tema central do evento convidar todas/os/es profissionais a refletirem sobre “lutar, resistir e sonhar” - três verbos que indicam ações, as quais se retroalimentam na construção de caminhos para a atuação profissional no campo e para um outro projeto de sociedade.

A palestrante, igualmente, abordou a importância da escuta e da compreensão dos dilemas complexos que circundam o exercício profissional em um período histórico de contradições e de muita necessidade de resistência para a concretização do projeto ético-político da profissão. 

“O modo como a gente hoje concebe o Serviço Social é hegemônica no seio da profissão. É hegemônica na forma como a gente a concebe e nos espaços de formação. Mas o que representa ter uma profissão com o legado histórico e com a inscrição ético-normativa que está descrita neste Código de Ética no mundo do capital? O que representa sermos assistentes sociais que têm como valor central, dentre os 11 princípios que norteriam a profissão, a liberdade, a não discriminação, se colocar como classe trabalhadora? O que é isso numa sociedade como a nossa? Quais os desafios que a gente, por representar esse corpo de defesa, que é um legado histórico, mas que também é uma orientação técnico-normativa de atuação, representa? O Serviço Social é uma profissão que há pouco mais de 40 anos se pautou numa direção social e política de um projeto vinculado à luta para a construção de uma nova ordem societária: sem dominação, sem exploração de classe, de raça/etnia e gênero. Está expressa no nosso código de ética e na nossa lei de regulamentação. Essas referências são compreendidas por todos/as nós?”, questionou Dácia.

Dácia destacou como é emblemático e importante a realização de um debate dessa natureza em 2023, ano eleitoral para o Conjunto CFESS-CRESS, e também quando se comemoram três décadas da regulamentação da profissão de Assistente Social e do atual Código de Ética. Para tal, é válido resgatar as funções prementes, construídas historicamente, do Serviço Social.

“Essa profissão é feita há muitas e muitas gerações de profissionais que a constroem tanto no cotidiano do exercício profissional como no campo das mais diferentes militâncias no sentido de garantir outras formas de vida. Por ser um projeto coletivo, cabe reafirmar a importância deste momento que estamos vivendo aqui hoje, do Conjunto CFESS-CRESS. O Conjunto que tem se colocado como instrumento da profissão, que constrói uma agenda política, articulada com a defesa de direitos da classe trabalhadora. Porque entendemos que somos das liberdades democráticas e dos segmentos oprimidos pela dominação de raça/etnia, de gênero, geracional, sexualidade, de classe, dentre tantas lutas. São por essas vias, dessas lutas, de sujeitos concretos que dão materialidade às existências que a gente consegue defender um projeto profissional, o qual busca um outro futuro para essa sociedade, sem exploração e sem opressão”, destacou Dácia Teles.  

O evento finalizou com uma apresentação musical, realizada por Durval Caldas. 

É possível acessar as imagens do evento no álbum de fotografias no perfil do CRESS-PE no Facebook: https://web.facebook.com/media/set/?set=a.621480833351536&type=3 

Os certificados serão encaminhados, na próxima semana, para os e-mails das/os participantes do evento.

 

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois