Registro Profissional
Orientação e Fiscalização
Notas Técnicas e Legislações
Notas Técnicas e Legislações
Canais de Atendimento
Serviços Online
Comitê de Combate ao Capacitismo foi lançado nesta quinta-feira (24/08)
25/08/2023 às 11h28
Nesta quinta-feira (24/08), o CRESS-PE lançou o Comitê de Combate ao Capacitismo de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo articular um conjunto de ações educativas e de enfrentamento às práticas capacitistas no Serviço Social. Participaram desse momento, assistentes sociais com deficiência, familiares de pessoas com deficiência, assistentes sociais sem deficiência que atuam com a temática e estudantes da graduação em Serviço Social. Também estiveram presentes conselheiras do CRESS do Pará, que estão planejando a criação de comitê similar.
A vice-presidenta do CRESS-PE, Mariana Hora, coordenou a reunião ampliada de lançamento do Comitê. "Não se trata de um grupo de estudo. Claro que podemos ter momentos de leitura e discussão, mas esse não é o objetivo principal. O objetivo principal do Comitê é agir dentro e fora do Conselho no sentido de combater o capacitismo", explicou.
O Comitê será coordenado por Mariana Hora, representando a gestão do CRESS-PE, e a vice-coordenação ficou sob a responsabilidade da assistente social Renata Maia, que representará a categoria de base. “Percebo o lançamento do Comitê Anticapacitista como um marco para o Serviço Social, pois coloca na ordem do dia a discussão das pautas que englobam o segmento das pessoas com deficiência. É urgente um Serviço Social mais inclusivo, tanto no âmbito profissional quanto acadêmico!”, avaliou Renata Maia.
“Esse Comitê é importantíssimo por ser um espaço de fortalecimento do protagonismo de assistentes sociais com deficiência no avanço dessa bandeira de luta dentro da nossa categoria, contando com aliades sem deficiência. Nós estamos saindo da invisibilidade, nós não voltaremos a nos esconder e nos submeter à marginalização. Nós também elegemos o caminho da perspectiva ético-política profissional crítica e vamos seguir nessa travessia, porque não existirá uma nova sociabilidade com mais justiça social se o capacitismo e o audismo persistirem”, afirmou Mariana Hora.
Mariana e Renata contarão também com a colaboração da discente de Serviço Social na UFPE, Amanda Rodrigues, também mulher com deficiência, que está no último semestre da graduação.
As reuniões do Comitê acontecerão mensalmente, de forma virtual para possibilitar ampla participação de pessoas de diferentes regiões do estado e diferentes tipos de deficiência. A próxima já está agendada para dia 14 de setembro, às 19h e será focada no planejamento das atividades do Comitê para os meses finais de 2023 e para o ano de 2024.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail comunicacao@cresspe.org.br