Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Boletim CRESS-PE | Edição 601

06/06/2024 às 13h19

Boletim de Notícias do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco 
(CRESS - 4ª Região/PE)
Edição Nº 601 - 06 de junho de 2024

Maio foi um mês de intensa mobilização no Grande Recife e no interior
 

O mês de maio teve uma agenda intensa de atividades alusivas ao tema da campanha do Dia da/o Assistente Social deste ano, "Nossa liberdade é anticapacitista". A temática vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo, nos últimos anos, junto a Assistentes Sociais, não apenas para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para buscar garantir acessibilidade para todas essas pessoas, inclusive Assistentes Sociais com deficiência.

Maio também foi repleto de agendas de interiorização, as quais foram realizadas pelo Setor de Orientação e Fiscalização (SOFI), pelo setor de registro e pelo projeto Andanças do CRESS-PE. Desde abril, o Andanças do CRESS-PE voltou a percorrer as microrregiões do estado, ofertando um minicurso para assistentes sociais com registro ativo e estudantes de Serviço Social do interior. Intitulado "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional", a formação possui quatro módulos e conta com certificação emitida pelo Conselho. Em cada microrregião, temos contemplado dezenas de profissionais e discentes.  

Nesta edição do boletim do CRESS-PE será possível relembrar as ações da autarquia no mês do maio e, igualmente, ter acesso à conteúdos, como notas e notícias, do CFESS. Há também agendas importantes para junho!
 
Desejamos uma boa leitura!

CRESS-PE realizou palestra alusiva ao Dia da/o Assistente Social

No dia 08 de maio, o CRESS-PE realizou a palestra “Nossa Liberdade é Anticapacistista”. O evento foi realizado em alusão ao Dia da/o Assistente Social que traz neste ano a pauta anticapacitista como mote. “O tema do Dia da/o Assistente Social 2024 do Conjunto CFESS-CRESS ‘Nossa liberdade é anticapacitista’ é muito caro para a nossa categoria, que luta cotidianamente por uma sociedade igualitária para todas e todos. Lutar por uma sociedade sem nenhuma forma de preconceito é um dos princípios da nossa profissão. Portanto, trazer para a centralidade, no Dia da/do Assistente Social, a discussão sobre o anticapacitismo é reafirmar nossos princípios éticos, é reafirmar que a liberdade, eixo central do nosso fazer profissional, é uma liberdade para todas, todos e todes. E assim, com a discussão sobre essa temática, estaremos de forma coletiva lutando por uma sociedade acessível para todas as pessoas”, afirmou Rizete Costa, presidenta do CRESS-PE. Saiba mais! 

Pernambuco recebe ABEPSS Itinerante



Estão abertas as inscrições para participação no ABEPSS Itinerante em Pernambuco. Nesta edição, o tema é "A formação Antirracista: As Diretrizes Curriculares, o debate étnico-racial e os projetos pedagógicos". Saiba mais!

Em junho, o Andanças do CRESS-PE realiza atividade no Sertão do Pajeú, Central e Itaparica

Atenção, assistentes sociais do Sertão do Pajeú, Central e Itaparica, o Andanças do CRESS-PE estará em Serra Talhada, entre os dias 10 e 13 de junho, levando serviços de orientação profissional, fiscalização e entrega de DIP para profissionais da microrregião.  Também será ofertado, para assistentes sociais com registro ativo no CRESS-PE e/ou estudantes de Serviço Social devidamente matriculadas/os/es em IES de Pernambuco, o minicurso "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional". Acesse a programação completa e o formulário de inscrições no site do CRESS-PE. Saiba mais!

Comissão de Envelhecimento e Trabalho do CRESS-PE dialoga sobre etarismo e ageísmo no mundo do trabalho

No dia 09 de maio, a Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho do CRESS-PE (CTET) realizou o seminário  “Etarismo e Ageísmo: os rebatimentos do acesso e permanência no mercado de trabalho e as condições dignas para aposentadoria”. O evento alusivo ao Mês do Trabalho, contou com a participação, como palestrantes, de Suzi Rodrigues (Socióloga, ex-superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco) e Patrícia dos Anjos (atual Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco). Ainda participaram como debatedores, Filipe Souza Coelho e Rivanielly Gomes, ambos Assistentes Sociais e integrantes da CTET. O seminário teve como objetivo dialogar sobre o impacto do etarismo e do ageísmo na classe trabalhadora e seu rebatimento nas condições de aposentadoria, na atual conjuntura.  Saiba mais!

CRESS-PE convoca Assistentes Sociais para 1ª Assembleia de 2024

O Conselho Regional de Serviço Social - 4ª Região (CRESS-PE), no uso de suas atribuições, convoca a categoria de assistentes sociais a participar da sua primeira Assembleia de 2024. A agenda acontecerá na sede da autarquia, no bairro da Madalena, no Recife, no dia 18 de junho de 2024. A primeira convocação será às 18h e a segunda convocação às 18h30. Em pauta estão: apresentação de um balanço das ações realizadas até o momento neste ano e a eleição das/os Delegadas/os para o Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS-CRESS que acontecerá em Teresina (PI), no período de 12 a 14 de julho de 2024, assim como para o Encontro Nacional, o qual será realizado em Belo Horizonte (MG), no período de 5 a 8 de setembro de 2024. Saiba mais! 

Outras Notícias:

Notícias do CFESS:

CRESS-PE: gestão "Quem elegeu o caminho, não recusa a travessia" (2023-2026)

Diretoria
Presidenta: Rizete Serafim Costa
Vice-presidenta: Maria de Fátima de Oliveira Falcão
1º Secretário: Filipe Souza Coelho
2ª Secretaria: Kássia Cristina Uchoa
1º Tesoureiro: Delânio Horácio dos Santos
2ª Tesoureira: Carla Patrícia Ribeiro Caminha 

Conselho Fiscal
Vilma Cristina Aleixo
Wanessa da Silva Pontes
Evelly Nathália Lira de Araújo

Suplentes
Vanessa Natália dos Santos
Rafaela Ribeiro Saraiva da Costa
Élida Maria Oliveira do Nascimento

Produção do Boletim: Comissão de Comunicação do CRESS-PE

Conselheiras integrantes da Comissão: Maria de Fátima de Oliveira Falcão, Kássia Cristina Uchôa, Élida Maria Oliveira do Nascimento e Rizete Serafim Costa

Assessora de Comunicação e Imprensa: Nataly Queiroz (Jornalista - DRT-PE Nº 3672)
E-mails: comunicacao@cresspe.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois