Inscrições abertas para a edição 2023 do curso Ética em Movimento

11/09/2023 às 15h11

De hoje (11/09) a sexta-feira (15/09), estão abertas as inscrições da edição 2023 do curso Ética em Movimento. O curso será totalmente gratuito, realizado na modalidade presencial, com  duração total de 32h (trinta e duas horas).

A metodologia utilizada será participativa, com exposições dialogadas, permitindo a interação em sala de aula, valorizando a troca de experiências profissionais e pessoais das/os/es participantes.

A formação está dividida em quatro módulos: Ética e História; Ética e Trabalho Profissional; Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais.

As aulas acontecerão na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), durante quatro dias, nas datas  09,10, 16 e 17 de outubro, das 8h30 às 17h30.

As inscrições podem ser realizadas até a sexta-feira (15/09) pelo formulário a seguir:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIef6ea-wLuN-oZ-0BdJkJyUlwMi7XgLNeo2LCcWWMZkYmLA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Para a edição deste ano, serão disponibilizadas um total 30 (trinta) vagas para profissionais da base, sendo vinte vagas para assistentes sociais que participam da Rede Intersetorial da RPA 4 do Recife e dez para as/os/es assistentes sociais que estão compondo as comissões de instrução referentes à processos éticos em vigência no Conselho e as/os/es profissionais que representam o CRESS nos conselhos deliberativos nas áreas de políticas públicas e de defesa dos Direitos Humanos.

Caso sobrem vagas, estas serão preenchidas por Conselheiras/os que compõem a Comissão Permanente de Ética e Direitos Humanos.

As vagas serão preenchidas pelas trinta primeiras pessoas que realizarem a inscrição por meio do formulário e atendam aos requisitos abaixo:

1. Ser integrante da Rede Intersetorial da RPA 4;
  2. Ser integrante de Comissão de Instrução ativa no CRESS 4ª Região;
  3. Ser representante do CRESS 4ª Região em Conselhos deliberativos nas áreas de políticas públicas e/ou de Direitos Humanos;
  4. Não ter participado de edições anteriores do curso “Ética em Movimento” pelo CRESS 4ª Região;
  5. Ter participado de comissão de instrução do CRESS nos últimos quatro anos;
  6. Ter participado de comissão regimental ou temática do CRESS nos últimos quatro anos;
  7. Ser autodeclarada/o pessoa com deficiência, preta/o, parda/o, indígena ou LGBTQIAPN+ ;
  8. Maior tempo de inscrição ativa junto ao CRESS 4ª Região;
  9. Maior idade.

A responsável pela multiplicação neste ano será a conselheira e coordenadora da Comissão Permanente de Ética e Direitos Humanos, Joelma Lima. Também facilitarão o curso, o assistente social e ex-presidente do CRESS, André França, e a assessora jurídica do Conselho, Denildes Amaro.

As/os/es participantes receberão exemplares impressos dos livros de cada módulo do curso. Já o público geral, pode acessar a versão digital dos módulos do curso, disponível na página oficial do Conselho Federal de Serviço Social, por meio do link: https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1938

As/os/es assistentes sociais que obtiverem presença de no mínimo 75% das aulas  do curso, receberão certificado em formato digital elaborado pelo CRESS-PE.

“A longevidade do Projeto Ética em Movimento, confirma os anseios e as práticas profissionais dos/as assistentes sociais enquanto categoria que, de forma hegemônica, resiste à diluição dos valores da ética e da solidariedade de classe, e cujo horizonte ético-político é uma outra forma de sociabilidade, sem desigualdades e sem opressões”, afirma a Conselheira do CRESS-PE, Joelma Lima.