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Confira a nota da CTET/CRESS-PE sobre os temas das redações do ENEM e da PND

13/11/2025 às 10h56

A Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho (CTET) do CRESS-PE expressa sua satisfação com a escolha do tema da redação do ENEM 2025, que trouxe à reflexão nacional: “A perspectiva do envelhecimento na sociedade brasileira”; assim como com o tema da redação da PND (Prova Nacional Docente) 2025 que foi: "Idadismo como desafio social e educacional no Brasil".

O Brasil vive um processo acelerado de transição demográfica: nunca houve tantas pessoas idosas em nosso país. Esse dado exige novos olhares e políticas públicas comprometidas com a dignidade do envelhecimento da classe trabalhadora.

Ao incluir o tema no principal exame educacional do país, o ENEM, e na PND, o diálogo estimula jovens e educadores(as) a refletirem sobre o valor social da velhice, o combate ao etarismo e a importância de construir uma sociedade mais justa que acolha todas as gerações.

A CTET aproveita o ensejo para reafirmar seu compromisso com a dignidade do envelhecimento da classe trabalhadora e com a formação contínua de estudantes e profissionais do Serviço Social na perspectiva da Gerontologia Social Crítica, tendo como horizonte o compromisso ético-político do Serviço Social que reafirma a promoção da dignidade, da autonomia e da participação da pessoa idosa, reconhecendo o envelhecimento como conquista social e expressão de cidadania.

A CTET/CRESS-PE compõe hoje a mais importante, se não a mais antiga Comissão Temática, a dialogar sobre Envelhecimento e Trabalho no Conjunto CFESS-CRESS, estando no processo de construção coletiva desde 2016, inclusive com atividades remotas durante a pandemia - nascida da vontade do Grupo de Estudos em Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS) do NAISCI/HUOC/UPE.

A CTET reforça, assim, a necessidade de fortalecer a formação de Assistentes Sociais que atuam na Rede de Atenção à Pessoa Idosa de forma a integrar a dignidade do envelhecimento como eixo central nas políticas públicas, nas práticas profissionais e na formação das novas gerações.

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