Registro Profissional
Orientação e Fiscalização
Notas Técnicas e Legislações
Notas Técnicas e Legislações
Canais de Atendimento
Serviços Online
Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho do CRESS-PE realiza seminário em Caruaru
31/10/2025 às 17h51
Em alusão ao 1º de outubro, Dia Nacional da Pessoa Idosa, a Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho (CTET) do CRESS-PE realizou, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caruaru e de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, o seminário “Rede de Atendimento à Pessoa Idosa: o que é e para onde vai?”
A atividade contou com a presença de profissionais e estudantes do Serviço Social, Residentes E-multi e Cuidados Paliativos, pessoas idosas, representantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Caruaru e demais categorias profissionais que atuam em serviços voltados exclusivamente para o atendimento das pessoas idosas.
“Na ocasião foram dialogadas questões importantes para o fortalecimento da Rede de Atendimento às Pessoas Idosas, como: os serviços essenciais para efetividade dos direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Pessoa Idosa, a realidade do município e como essa Rede pode ser ainda mais fortalecida e legitimada com a participação efetiva das pessoas idosas nos espaços de controle social”, explicou Fátima Falcão, vice-presidenta do CRESS-PE e coordenadora da CTET.
Além de Fátima, também participaram como palestrantes as Assistentes Sociais e integrantes da CTET, Luciana Laranjeira e Dheniery Cabral de Oliveira. “Discutir a Rede de Atenção à Pessoa Idosa no agreste do estado é reconhecer a realidade e as potencialidades dos territórios, valorizando o trabalho dos profissionais que atuam na ponta e destacar a importância da articulação entre os serviços , fortalecendo ou mesmo ativando a rede para garantir que o envelhecimento seja vivido com cuidado, dignidade e pertencimento no território”, destacou Luciana.
Dheniery Cabral destacou a importância do seminário para fortalecimento das ações de controle social também. “É muito relevante continuar esse trabalho. Ontem discutimos a Rede e o controle social. Então, pela presença de diversas lideranças nos grupos, o tema da articulação da rede foi muito relevante para eles, tendo saído, inclusive, pedidos de visitas a espaços e de orientação sobre o tema da pessoa idosa no seu ambiente de trabalho”, relembrou.
“O Seminário foi de suma importância para todos as/os participantes, em especial para as/os nossas/os Assistentes Sociais que podem compreender o fluxo da rede, e as formas de acesso, fortalecendo assim a nossa rede, otimizando, e humanizando o fazer profissional , além de trazer qualidade ao atendimento que prestamos às/aos usuárias/os”, avaliou Giselle Monique, Responsável Técnica de Serviço Social da Atenção Especializada de Caruaru.