


Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Serviços Online
Andanças do CRESS-PE foi a Arcoverde e Serra Talhada
Entre a segunda (15/09) e a quinta-feira (18/09) da semana passada, o Andanças do CRESS-PE esteve nos municípios de Arcoverde e Serra Talhada, oferecendo minicurso e atendimentos para Assistentes Sociais dos sertões do Moxotó, Pajeú, Itaparica e Central.22/09/2025 às 17h04
Entre a segunda (15/09) e a quinta-feira (18/09) da semana passada, o Andanças do CRESS-PE esteve nos municípios de Arcoverde e Serra Talhada, oferecendo minicurso e atendimentos para Assistentes Sociais dos sertões do Moxotó, Pajeú, Itaparica e Central.
O Andanças do CRESS-PE é uma iniciativa de interiorização dos serviços da autarquia e de apoio à formação continuada da categoria de Assistentes Sociais.
“O Serviço Social atua nas expressões da questão social e, por isso, cotidianamente, assistentes sociais enfrentam inúmeros desafios e uma das estratégias de enfrentamento é qualificar o exercício profissional. Por isso, a formação continuada é imprescindível. O CRESS Pernambuco tem realizado desde ano passado minicursos nas regiões administrativa de Pernambuco com o objetivo de qualificar o exercício profissional e orientar os/as assistentes sociais sobre as novas resoluções do CFESS que dispõem sobre as condições éticas e técnicas e a salvaguarda de documentos”, explicou Joseilma Soares, agente fiscal do CRESS-PE.
Em cada localidade, o minicurso "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional" tem duração de 12 horas, distribuídas em dois dias. Os módulos da formação são: 1. Processos de trabalho: dimensão teórico-metodológica do Serviço Social; 2. Processos de trabalho: dimensão técnico-operativa do Serviço Social; 3. Documentar em Serviço Social e Gestão Documental; 4.Dimensão ético-política e os processos de recomposição de direitos.
“Fiquei muito satisfeita com a nossa mentora neste curso, Joseilma, nossa fiscal de profissão. Foi possível esclarecer muitas dúvidas. Um espaço importante de aprendizados”, avaliou Keite Cristiane Santos, assistente social que participou do minicurso em Arcoverde.
“Para nós, do Sertão, esse projeto representa um ganho imensurável. O acesso ao Recife, onde está localizado o Conselho de Pernambuco, muitas vezes é difícil devido às distâncias e aos deslocamentos. Por isso, a vinda do CRESS à nossa região, por meio do projeto Andanças do CRESS, é de extrema importância, pois possibilita atualização, aproximação e fortalecimento da categoria, sem que precisemos nos deslocar para tão longe de nossas casas. Essa iniciativa do CRESS reafirma seu compromisso com o fortalecimento da profissão e com a qualificação permanente das/os Assistentes Sociais”, complementou Jenniffer Costa, coordenadora do curso de Serviço social da FACHUSST.
O Andanças do CRESS-PE ainda passará por outras microrregiões neste ano. Acompanhe as novas agendas nos canais de comunicação da autarquia e participe!