12/09/2024 às 08h57

Boletim de Notícias do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco
(CRESS - 4ª Região/PE)
Edição Nº 603 - 11 de setembro de 2024

Agosto e setembro com muitas agendas nas microrregiões do estado

No mês de agosto, o Setor de Orientação e Fiscalização do CRESS-PE cumpriu uma intensa agenda de visitas a equipamentos do Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Foram dezenas de instituições das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação fiscalizadas, assim como profissionais. As visitas foram iniciativas previstas no calendário anual do setor e tiveram como objetivo verificar as condições éticas e técnicas de trabalho.

Em setembro, as agendas de fiscalização continuam e ainda haverá o projeto Andanças do CRESS-PE, que chegará a Caruaru para atender profissionais não só do município, mas de todo entorno. Confira a matéria logo abaixo com mais informações!

No mês passado, o CRESS-PE também realizou formação sobre controle social e participação social na defesa das pessoas idosas e live sobre os 15 anos da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil, articulando o tema com o Serviço Social Anticapacitista. Agosto foi intenso, mas recompensante!

Nesta edição do boletim do CRESS-PE será possível relembrar as ações da autarquia em agosto e, igualmente, ter acesso à conteúdos, como notas e notícias, do CFESS.

Desejamos boa leitura!

Andanças do CRESS-PE estará no Agreste em setembro. Saiba mais!

Atenção, assistentes sociais do Agreste, o Andanças do CRESS-PE estará em Caruaru, entre os dias 23 e 27 de setembro, levando serviços de orientação profissional, fiscalização e entrega de DIP para profissionais da microrregião. Também será ofertado, para 50 assistentes sociais com registro ativo no CRESS Pernambuco e/ou estudantes de Serviço Social devidamente matriculadas/os/es em instituição de ensino superior de Pernambuco, o minicurso "O Serviço Social e as Dimensões do Exercício no Cotidiano Profissional". A formação acontecerá especificamente nos dias 26 e 27 de setembro. Saiba mais sobre o Andanças e se inscreva no minicurso no site do CRESS-PE. Saiba mais!

Comitê Anticapacitista do CRESS-PE realiza live sobre os 15 anos da Convenção Internacional dos Direitos das PCD no Brasil e o Serviço Social Anticapacitista

Está disponível no canal do CRESS-PE no YouTube, a live “15 anos da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil e o Serviço Social Anticapacitista”. A transmissão aconteceu no dia 27 de agosto. Participaram como expositoras, as Assistentes Sociais, integrantes do Comitê Anticapacitista do CRESS-PE, Mariana Hora e Rebecca Castro. A live contou com intérpretes de libras. O objetivo da transmissão foi dialogar sobre a importância, os avanços e os desafios desses 15 anos da Convenção no país, relacionando com o Serviço Social Anticapacitista. Saiba mais!

Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho realiza formação sobre controle social e participação social

A Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho do CRESS-PE promoveu a formação intitulada "Controle e Participação Social como forma de defesa dos direitos da pessoa idosa". A condução foi realizada por Cacilda Medeiros, servidora pública que, além de formação em Gerontologia, possui vasta experiência em direitos humanos e atualmente ocupa o cargo de Gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife. Ela também integra a coordenação colegiada do COMDIR. Participaram da formação, assistentes sociais, estudantes e bacharéis de Serviço Social.  Saiba mais!

CRESS-PE participa do Fora da Curva

A presidenta do CRESS-PE, Rizete Costa, foi uma das entrevistadas, em agosto, do programa Fora da Curva, da Rádio Universitária FM. O tema da entrevista foi: "como podemos acabar com a fome no Brasil?" Junto com ela, estava Gilmar Camará, presidente do CONSEA e integrante do Movimento Negro Unificado de Pernambuco. De acordo com o IBGE, atualmente no Brasil, cerca de 8,7 milhões de pessoas passam fome. Em comparação com o ano de 2022, houve uma redução de 11% nesse número, o que foi possível devido às políticas de redução da pobreza no país. Acesse o link abaixo e assista a entrevista. Acesse aqui!

CRESS-PE participa de reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco

No dia 02 de agosto, o CRESS-PE participou de reunião do Fórum dos Conselhos Profissionais de Saúde de Pernambuco (FCPS-PE). O Fórum se reúne mensalmente e é um espaço de articulação e defesa da saúde pública e de suas/seus profissionais. Nesse espaço, o CRESS-PE é representado pela presidenta Rizete Costa, pela conselheira Vanessa Pontes, pela agente fiscal Marcia Cavalcanti e pela assessora jurídica Denildes Amaro. Saiba mais!