Fale no WhatsApp Voltar ao Topo
Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

Transparência e Prestação de Contas

X
Registro Profissional

Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

Orientação e Fiscalização

X
Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

Canais de Atendimento

X
Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

Serviços Online

X

Os desafios da pandemia e as soluções para permanecer junto à categoria

29/12/2022 às 11h08

A pandemia impôs um conjunto de reorganizações nas estruturas das organizações e nos seus canais de comunicação/informação. Com o CRESS-PE não foi diferente. A ampliação do diálogo por meios tecnológicos exigiu novo ritmo e novas formas de produção de conteúdo e de divulgação dos mesmos. Fomos impelidas/os pela crise sanitária a ampliar as formas remotas de comunicação/informação. Por isso, foi criado o Canal COVID-19 em 2020, ampliamos os meios de atendimento às/aos profissionais incorporando os whatsapps de setores, além de criarmos espaços de debate e formação por meio das plataformas digitais.

O Canal COVID-19 foi uma das primeiras ações, implementadas em maio de 2020, para dar suporte às/aos profissionais do Serviço Social. A sessão, disponível no antigo site do CRESS-PE, apresentava uma coletânea de materiais produzidos pelo Conjunto CFESS-CRESS, referentes ao exercício profissional da categoria no contexto da pandemia de Coronavírus. Todos os conteúdos, além de estarem disponíveis no site, foram vastamente divulgados nas redes sociais do conselho. 

Nenhum dos serviços precípuos do CRESS foi suspenso. Os setores de atendimento, financeiro, orientação e fiscalização, além da secretaria geral, passaram a funcionar de forma remota via e-mails e números de whatsapp. Centenas de atendimentos foram realizados por dia pelas técnicas, que precisaram adaptar seus fluxos de trabalho para dar conta do volume de mensagens, muitas vezes repetidas. Em dois anos (2020-2021), os perfis da autarquia no Facebook e no Instagram registraram mais de 8 mil atendimentos.

As reuniões das comissões temáticas e regimentais, além do Conselho do Pleno, foram mantidas de forma remota. Ações de incidência política também foram tocadas remotamente.

No bojo das iniciativas de formação continuada e repasse de informações técnicas para a categoria, o CRESS-PE criou as lives Cá para Nós. Em 2021, foram realizadas seis transmissões, alcançando 1.003 views até 29 de novembro. Todas as transmissões contaram com intérpretes, assegurando a acessibilidade das mesmas. Os temas abordados nessa frente de ação foram: Feministas pela vida: os desafios de ser mulher na contemporaneidade (março); Concentração Fundiária e a Fome no Brasil (abril); Desmontes, ataques e lutas em curso (junho); Julho das Pretas: interlocuções para enfrentar o racismo e sexismo (Julho); Aborto Legal e o Serviço Social (setembro); Assistentes sociais e Psicólogas/os na educação (outubro).

Ainda na frente de formação, o CRESS-PE realizou e apoiou webinários, palestras e rodas de diálogo virtuais durante todo o período de isolamento social. Nesse período, foram realizados mais 10 eventos de formação remota, além do curso Ética em Movimento, foram também apoiados mais outros nove eventos e certificados mais de 400 profissionais e estudantes do Serviço Social. 

Nesse período de pandemia, foram editados e enviados para mais de 7 mil assistentes sociais, 20 edições do Boletim do CRESS-PE, levando informações úteis para a categoria. 

No bojo da informatização necessária, a gestão "Onde queres silêncio, seremos resistência" reconfigurou seu site institucional para ser mais acessível e funcional; investiu no seu site de serviços, agilizando os atendimentos; informatizou o envio dos boletos da anuidade, que desde 2021 seguem por e-mail; e manteve os canais de Transparência e Prestação de Contas com as devidas atualizações. 

Nas entrelinhas de todos esses processos está um investimento enorme de energia e vontade política de estar junto da categoria, de forma ética e responsável, deixando também um legado importante na gestão de dados, obrigatórias para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados. Esse legado fica para a autarquia e para todas/os as/os profissionais do Serviço Social de Pernambuco.

 

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois