


Registro Profissional

Orientação e Fiscalização

Notas Técnicas e Legislações

Notas Técnicas e Legislações

Canais de Atendimento

Serviços Online
CRESS-PE realiza minicurso sobre Gerontologia Social Crítica
17/06/2025 às 18h54
O CRESS-PE realizou ontem (16/06) o minicurso “A proposta da Gerontologia Social Crítica e a necessária construção da rede de atenção à pessoa idosa no Brasil”. A formação foi organizada pela Comissão Temática de Envelhecimento e Trabalho (CTET) do CRESS-PE e contou com a condução da Assistente Social Dra. Sálvea Campelo.
Sálvea é Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Coordenadora-Geral do Núcleo de Gerontologia Social (NAISCI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco (UPE). Sálvea também é bolsista de estágio Pós-Doutoral pelo CNPq.
“A socialização do tema da Gerontologia Social Crítica é importante para ampliarmos os espaços de divulgação e debate dessa proposta que se contrapõe aos pressupostos positivistas e da Gerontologia tradicional. Esse foi também um primeiro momento de diálogo sobre os primeiros resultados do meu pós-doutorado em Políticas Públicas, supervisionado pela professora Solange Maria Teixeira, da UFPI, grande referência no Brasil nos estudos sobre o envelhecimento no Serviço Social. No minicurso abordamos a necessária construção de uma rede de atenção à pessoa idosa no nosso país, preconizada pela intersetorialidade, dando conta de um dos princípios do SUS que é a integralidade”, afirmou Sálvea Campelo.
A promoção de espaços de formação é parte dos objetivos da CTET. “A Comissão entende a importância e a necessidade da categoria profissional se aproximar das discussões sobre a Gerontologia Social Crítica, principalmente levando em consideração o crescimento do quantitativo de pessoas idosas nos últimos anos no Brasil. Pensar de forma crítica sobre o processo de envelhecimento e a fase da velhice é fundamental para uma atuação profissional norteada pelos princípios éticos do Serviço Social. Dessa forma, dialogar sobre os conceitos, os mitos, as demandas apresentadas pelo segmento idoso e a ausência de políticas públicas fortalece ainda mais a categoria profissional que diariamente enfrentam múltiplas questões relacionadas ao envelhecimento da população”, explicou Juliane Lins, integrante da CTET.
Ao final do minicurso, houve o sorteio de livros editados pela EDUPE, e repassados gratuitamente para as/os participantes. Entre esses estavam: Pesquisa sobre o Envelhecimento Humano no Serviço Social; O Serviço Social e a Interdisciplinaridade; e Noções de Controle Social para Conselhos de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa. O CRESS-PE agradece à EDUPE, a doação dos títulos.