Fale no WhatsApp Voltar ao Topo

Confira como foi o último dia do 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS

11/09/2023 às 16h13

Ontem (10/09) foi o último dia do 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. A manhã e parte da tarde foram dedicadas à plenária final, na qual foram validadas as propostas que resultaram dos trabalhos nos eixos temáticos Administrativo-financeiro, Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização, Seguridade Social, Comunicação, Formação Profissional e Relações Internacionais. 

A delegação de Pernambuco foi composta pelas/os representantes da gestão do CRESS-PE: Rizete Costa (presidenta), Mariana Hora (vice-presidenta), Maria de Fátima Falcão (1ª secretária) e Delânio dos Santos (1º Tesoureiro). A base de assistentes sociais foi representada por Israel Brás, Juliane Lins, Joseilma Soares e Márcia Cavalcanti.

“O 50 Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS contou com a participação de conselheiras(os), assistentes sociais da base e convidados do CFESS, além dos 27 CRESS. Foram momentos de debates bastante importantes para a categoria, com o planejamento das ações para o triênio 2023-2026 do conjunto. Dentre os encaminhamentos foram aprovados três seminários, sendo um deles inédito, o qual tratará do anticapacitismo na nossa profissão. Esse evento será realizado em 2025 em Pernambuco, ficando o CRESS-PE responsável pela sua realização”, explicou Rizete Costa, presidenta do CRESS-PE.

Rizete destaca que a proposta do tema do Dia da/o Assistente Social para 2024 apresentada pelo Nordeste, e defendida pela vice-presidenta Mariana Hora, foi aprovada. “O tema da campanha foi defendido por mim e por Rizete para a manutenção da proposta que foi construída por Pernambuco e aprovada no Descentralizado do Nordeste: ‘Serviço Social na Luta Anticapacitista: por um Brasil de pessoas humanamente diferentes e totalmente livres’. Foi emocionante a votação unânime de apoio a essa proposta. Estamos muito felizes que a bandeira da luta anticapacitista está se fortalecendo no Conjunto”, disse Mariana Hora, vice-presidenta do CRESS-PE.

As representações da base concordaram com relação à pertinência das pautas tratadas. “O Encontro foi absolutamente pertinente quando pautou o que se mostra urgente e necessário nesse momento histórico para a categoria se debruçar ética e politicamente no próximo triênio”, afirmou Israel Braz, assistente social da Prefeitura do Recife. 

“Considero que participar do 50° Encontro Nacional CFESS-CRESS foi uma experiência muito enriquecedora para minha formação profissional. Esse espaço viabilizou o diálogo entre a categoria profissional, sobre o planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante o triênio da gestão, considerando os desafios enfrentados pelo conjunto CFESS-CRESS”, complementou a assistente social Juliane Lins Dias.

Outra definição resultante do Encontro é que Pernambuco está representando o Nordeste do GT Fundo de apoio. “Avaliamos que o Encontro foi bastante produtivo com encaminhamentos fundamentais para a categoria. Nossa delegação participou amplamente de todas as discussões nos eixos temáticos e nas plenárias. Agora é seguirmos na luta cotidiana no fortalecimento da nossa profissão”, avaliou Rizete Costa.

Utilizamos coockies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia mais

Perguntar Depois