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Boletim do CRESS-PE | Edição especial (Dez/2022)
30/12/2022 às 14h48
Um breve balanço de quase três anos de gestão
Esta edição especial do Boletim do CRESS-PE traz um breve balanço das principais ações tocadas pela gestão "Onde querem silêncio, somos resistência". Assumimos a gestão em meio ao momento mais crítico da pandemia de COVID-19, no qual ainda não havia vacinação disponível para a população e a principal medida de prevenção era o isolamento social. Ao longo de 2020 e 2021, o principal desafio foi criar formas e canais de atendimento que assegurassem, mesmo sem a presencialidade, as funções precípuas do conselho. Foram invidados esforços para nos mantermos sempre perto da categoria, garantindo também a segurança sanitária de todas as pessoas com as quais atuamos. Em 2022, novos desafios: o retono ao presencial, mais uma vez novas dinâmicas de atendimento, orientação e fiscalização, a necessidade de dar conta de demandas suspensas temporariamente durante o período remoto como a entrega de DIPs, o recebimento em via física dos documentos de registro e a volta das atividades de interiorização. Não foi fácil, mas seguimos de forma coerente com nosso projeto ético-político.
Nesta edição, vocês podem ler o artigo assinado por Mariana Hora, revisitando esses anos da gestão "Onde querem silêncio, somos resistência", podem também conhecer mais sobre o projeto Andanças do CRESS-PE, sobre a incidência para assegurar a implementação da Lei Federal nº 13.935/2019, revisitar as ações desenvolvidas ao longo do período de pandemia de COVID-19, conhecer as campanhas que tem sido tocadas pelo conselho e muito mais!
Desejamos boa leitura e que o ano de 2023 seja de fortalecimento das bases democráticas, do nosso projeto ético-político e de muito esperançar!
Uma gestão resistente, democrática e inclusiva
"Há dois anos e sete meses gerindo o CRESS-PE, chegamos à fase final do triênio 2020-2023. Nesse período adverso, quando uma pandemia avassaladora nos pegou de surpresa e atravessou as várias crises do Brasil e do Mundo, resistimos mantendo a entidade em funcionamento, com competente trabalho das funcionárias, assessoras, estagiárias e prestadoras/es de serviços. Em que pese as muitas limitações da necessidade de suspensão dos atendimentos e eventos presenciais por um longo período, as limitações administrativas-financeiras, a insuficiência de recursos estruturais, materiais e humanos, o afastamento ou desligamento de Conselheiras/os, realizamos importantes ações nesse período e seguiremos fazendo nos próximos meses, conforme divulgamos em nosso site e nas redes sociais institucionais, e, que condensamos neste jornal para reforçar a publicização transparente do funcionamento do CRESS-PE".
Clique aqui para ler o artigo completo de Mariana Hora.
Andanças do CRESS-PE levou atendimento, orientação e fiscalização para 28 municípios em 2022
O Conselho Regional de Serviço Social - 4ª Região (CRESS-PE) retomou neste ano suas ações de interiorização dos atendimentos, orientação e fiscalização. Por meio do projeto Andanças do CRESS-PE, foram percorridos 28 municípios das seguintes microrregiões: Agreste central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional, Sertão de Itaparica, Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe, Sertão do Pajeú, Sertão Central, Sertão do Moxotó, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul. A iniciativa visa diminuir as distâncias geográficas, possibilitando um atendimento descentralizado do setor de registro, orientação e fiscalização. Em 2023, o Andanças do CRESS-PE continuará.
Clique aqui e saiba mais.
Os desafios da pandemia e as soluções para permanecer junto à categoria
A pandemia impôs um conjunto de reorganizações nas estruturas das organizações e nos seus canais de comunicação/informação. Com o CRESS-PE não foi diferente. A ampliação do diálogo por meios tecnológicos exigiu novo ritmo e novas formas de produção de conteúdo e de divulgação dos mesmos. Fomos impelidos pela crise sanitária a ampliar as formas remotas de comunicação/informação. Por isso, foi criado o Canal COVID-19 em 2020, ampliamos os meios de atendimento às/aos profissionais incorporando os whatsapps de setores, além de criarmos espaços de debate e formação por meio das plataformas digitais.
Confira como foi esse processo clicando aqui.
Atualiza aí, assistente social
O Conjunto CFESS-CRESS lançou neste ano uma iniciativa nacional chamada "Atualiza aí, assistente social" que visa fortalecer a comunicação com cada profissional em todos os estados, por meio da atualização cadastral pela internet. Por que é importante fazer? Para que o CRESS e o CFESS possam entrar em contato com cada assistente social, quando necessário, e também para que a categoria possa exercer o direito ao voto on-line, durante as eleições para os Conselhos, que ocorrerão em 2023.
Acesse o link para atualizar seus dados.
CRESS-PE convoca assistentes sociais a pegarem seus DIPs prontos e a entregarem documentação de solicitações realizadas durante a pandemia
Com a volta aos atendimentos presenciais neste ano, o CRESS-PE pôde retomar a entrega de Documentos de Identificação Profissional (DIP) e encaminhar a confecção de documentos solicitados durante o período de atendimento remoto em decorrência da pandemia de COVID-19. O passivo de dois anos é considerável, mas invidou esforços para realizar as entregas na sede e nas visitas do Andanças do CRESS-PE. Há duas listas no site do CRESS-PE importantes para as/os profissionais que ainda aguardam seu DIP. A primeira é uma listagem com os nomes de assistentes sociais que devem comparecer ao conselho para buscar seu documento; a segundo é uma relação de profissionais que possuem pendências de entrega de documentos, de acordo com as disposições da Resolução de Inscrição CFESS Nº 582/2010 (compilada) e da Resolução do CFESS 951/2020.
Confira as listagens, clicando aqui.
CRESS-PE realiza incidência pela implementação da Lei Federal nº 13.935/2019 no estado de Pernambuco
Entre 2021 e 2022, o CRESS-PE, em parceria com o CRP-PE, realizou forte incidência junto aos poderes públicos para a implementação da Lei Federal nº 13.935/2019. Só neste ano foram realizadas reunião pública virtual aberta à categoria e com participação de gestores públicos, em fevereiro; reunião com Conselho Municipal de Educação da Cidade do Recife, em junho; e audiência pública, na Câmara Municipal do Recife, em agosto, que resultou na formação de Grupo de Trabalho, do qual farão parte o CRESS-PE e o CRP-PE, além de outras instâncias representativas da educação municipal, para propor parâmetros de implementação da Lei Lei Federal nº 13.935/2019.
Saiba mais neste link.
Outras Notícias:
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Notícias do CFESS:
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- Para 2023, reafirmamos o compromisso em defesa do Serviço Social e do trabalho profissional!
Expediente
CRESS-PE: gestão "Onde queres silêncio, somos resistência" (2020-2023)
Diretoria
Presidente: André Domingos de Assis França
Vice-presidenta: Laura Fabiana da Silva Caliento
1ª Secretária: Evelyne Medeiros Pereira (licenciada)
2ª Secretaria: Mariana Marques da Hora
1º Tesoureiro: Carlos Roberto Marinho da Costa II
2ª Tesoureira: Shirley de Lima Samico
Conselho Fiscal
Joelma Letícia Cruz de Lima
Rudrigo Rafael Souza e Silva
Mércia Maria Alves da Silva
Márcia Roberta Cavalcanti da Silva (Licenciada)
Suplentes
Janaína Bastos Pedrosa
Simone Souza Leite
Produção do Boletim: Comissão de Comunicação do CRESS-PE
Conselheiras/os integrantes da Comissão: Mariana Marques da Hora (coordenadora), Rudrigo Rafael Souza e Silva e Márcia Roberta Cavalcanti da Silva (Licenciada)
Assessora de Comunicação e Imprensa: Nataly Queiroz (Jornalista - DRT-PE Nº 3672)
E-mails: comunicacao@cresspe.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
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