06/06/2023 às 09h27

Boletim de Notícias do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco
(CRESS - 4ª Região/PE)
Edição Nº 595 - 06 de junho de 2023

Maio foi mês de comemorar e lutar

Maio foi um mês intenso, com uma ampla e importante agenda de atividades. No bojo das comemorações do Dia da/o Assistente Social, o CRESS-PE realizou atividades temáticas, participou de debates, empossou sua nova gestão (2023-2026), participou da Pré-conferência Municipal da Assistência Social do Recife, da Conferência Estadual de Saúde, além de comparecer a atividades públicas de defesa dos direitos e dar continuidade às suas atividades regulares de atendimento, fiscalização e orientação à categoria, inclusive no interior do estado.

Já no final do mês, a pressão de assistentes sociais e de seus órgãos representativos e regulatórios conquistou a aprovação do projeto de lei nº 1827/2019 que dispõe sobre o piso salarial da/o assistente social na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados. Comemoramos esse importante passo na garantia dos direitos das/os profissionais, mesmo reconhecendo os desafios que estão por vir.

No ano em que o Código de Ética e a Lei que regulamenta o exercício da profissão de Assistente Social completam 30 anos, o Conjunto CFESS-CRESS reitera "o Serviço Social é necessário para o Brasil". Reforçamos isso por meio das ações fins da autarquia e da participação política pelo fortalecimento da democracia e das condições dignas de trabalho das/os assistentes sociais e de atendimento à população.

Boa leitura!

Nova gestão do CRESS-PE é empossada

[caption id="attachment_5569" align="alignnone" width="300"]Fotografia das/os integrantes da nova gestão do CRESS-PE. Gestão 2023-2026 "Quem escolheu o caminho, não recusa a travessia"[/caption]

O dia 17 de maio foi dedicado à comemoração pelo Dia da/o Assistente Social e à posse da nova gestão do CRESS-PE para o triênio 2023-2026. Mais de 100 pessoas participaram da atividade que teve como mote "Lutar sempre, resistir e concretizar sonhos. Serviço Social: uma profissão necessária". O tema se baseou na campanha nacional do Conjunto CFESS-CRESS, reafirmando a importância do Serviço Social para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, trazendo também para o debate o sonho enquanto horizonte de futuro e meio de alimentar o esperançar. O evento iniciou com a mesa de posse da nova gestão, eleita no pleito em março.

Andanças do CRESS-PE estará no Sertão do Pajeú na próxima semana

Card azul com mapa de Pernambuco no meio. Nele está escrito: Andanças do CRESS-PE. 13 a 15 de junho. Serra Talhada. Na parte inferior, está a logomarca do CRESS-PE.

Entre os dias 13 e 15 de junho, serão realizados atendimentos e entregas de DIP na cidade de Serra Talhada. Ao longo dos três dias também haverá visitas de orientação e fiscalização a equipamentos da microrregião. Saiba mais e participe!

CRESS-PE participa de Pré-conferência Municipal de Assistência Social do Recife

Card com fundo vermelho. No centro, duas fotografias da Conferência Estadual de Saude. Abaixo delas está escrito: CRESS-PE participa da Conferência Estadual de Saúde.

O CRESS-PE participou, na segunda-feira (29/05), representado pela Conselheira Andressa Alves, da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social do Recife. O tema da Conferência deste ano é "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos".  O Conselho contribuiu nas discussões relacionada ao financiamento do SUAS, salientando a necessidade do município assinar o termo de aceite do cofinanciamento federal preventivamente para atuar nas situação de calamidades públicas e desastres.
Acesse

Piso salarial: PL é aprovado em Comissão na Câmara dos DeputadosGrafismo com desenho ao fundo do Congresso e na frente com um documento representando o PL do Piso Salarial.

O PL nº 1827/2019 que dispõe sobre o piso salarial da/o assistente social para uma jornada de 30 horas teve parecer favorável no dia 31 de maio na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados. Saiba mais sobre o assunto e os próximos passos.