15/05/2023 às 11h08

Editorial | Por três anos fomos resistência ao silêncio

Este é o último boletim da gestão "Onde queres silêncio, somos resistência", do triênio 2020-2023 no CRESS-PE. Hoje, no Dia de Assistentes Sociais, trazemos à categoria profissional de Pernambuco as informações das atividades mais recentes realizadas no CRESS-PE e, também, um Jornal Informativo com a síntese dos três anos da gestão que se despede.

Nesse período, administramos o Conselho em uma conjuntura atípica e muito difícil, enfrentamos uma avassaladora crise sanitária mundial, que vitimou cerca de 800 mil pessoas e um desgoverno desastroso para o Brasil. O lema escolhido para a gestão, antes da chegada da pandemia de Covid-19, se encaixou muito bem para esses tempos tenebrosos, nos impunham o silêncio da submissão à retrocessos gravíssimos, mas mantemos a resistência e sobrevivemos juntamente à base da categoria e às funcionárias, assessoras e prestadoras de serviço do nosso Conselho Regional.

Agora, em tempos de reconstrução do país, com um governo federal progressista e comprometido com o Estado Democrático de Direito, mas cientes dos inúmeros problemas que enfrentamos no cotidiano em nossos campos de atuação, temos o dever de nos manter em alerta para as direções que estão sendo dadas às políticas públicas a nível municipal, estadual e federal, sempre embasadas no nosso projeto ético-político crítico, em defesa dos direitos humanos das pessoas usuárias e também de condições dignas de trabalho para nós, profissionais.

O Serviço Social é necessário para Pernambuco, é necessário para o Brasil! Parabéns, a todes assistentes sociais que não silenciam na práxis dessa profissão comprometida com a reafirmação nosso Código de Ética, das nossas atribuições e competências. Seguiremos na travessia do caminho que elegemos, contribuindo no combate às opressões e na construção de uma sociedade mais justa.

Mariana Hora
Conselheira da Gestão 2020-2023
Eleita vice-presidente da Gestão 2023-2026

CRESS-PE realiza evento comemorativo pelo Dia da/o Assistente Social

Card com fundo verde. No centro imagens de assistentes sociais. Sobre essas fotografias está escrito: "Serviço Social: necessário para o Brasil". Abaixo está o texto: 17 de maio. Evento comemorativo pelo Dia da/o Assistente Social e Posse da Nova Gestão. Radisson Hotel, Boa Viagem. Horário: 14h". No canto inferior direito estão as logomarcas do CFESS e do CRESS-PE.

Maio é mês de luta por direitos e reconhecimento profissional. Por isso, em alusão ao dia da/o assistente social, o CRESS-PE realizará no próximo dia 17/05, duas ações voltadas à profissionais e estudantes de Serviço Social: a palestra "Lutar sempre, resistir e concretizar sonhos. Serviço Social: uma profissão necessária" e o ato de posse da nova gestão do Conselho "Quem elegeu o caminho, não recusa a travessia". A agenda acontecerá a partir das 14h, no Radisson Hotel, em Boa Viagem. Conheça a programação e a lista de pessoas inscritas.

Acesse

Confira o informe da Gestão "Onde queres silêncio, somos resistência"

A gestão "Onde queres silêncio, somos resistência" encerra o seu triênio com a publicação de um informe sobre as atividades desenvolvidas e frentes de ação prioritárias.

Confira aqui!

Primeira reunião de transição das gestões do CRESS-PE aconteceu em abril

Card com fundo cinza escuro. Na parte superior está o texto Reunião de Transição das Gestões do CRESS-PE. Abaixo estão fotografias da reunião de transição. No canto inferior direito está a logomarca do CRESS-PE.

No dia 27 de abri, aconteceu a primeira reunião de transição da gestão do CRESS-PE. Estiveram presentes André França e Eveline Medeiros da Diretoria da gestão "Onde queres silêncio, somos resistência" (2020-2023) e toda a Diretoria eleita para a gestão "Quem elegeu o caminho não recusa a travessia" (2023-2026). A reunião foi realizada de forma híbrida, com a maioria presente na sede do CRESS-PE e duas conselheiras eleitas participando de forma remota. O encontro contou também com interpretação para Libras.

Saiba mais aqui!

Andanças do CRESS-PE retomou suas atividades em 2023

Card vermelho. Acima está escrito "andanças do CRESS-PE". Abaixo há um mapa do estado de Pernambuco e ao seu lado está escrito: Edição 2023 do Andanças do CRESS-PE já está nas estradas. Na parte de baixo do card está a logomarca do CRESS-PE.

A edição 2023 do projeto Andanças do CRESS-PE foi retomada em abril e já está a pleno vapor! Entre abril e a primeira quinzena de maio, as técnicas de atendimento e do Serviço de Orientação e Fiscalização do Conselho estiveram em Caruaru, no Agreste, em Ouricuri, no Sertão do Araripe, e em Petrolina, no Sertão do São Francisco.

Saiba mais!